sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Axé Talabi Comemora seus Vinte e um Anos de Fundação.

Òsàlúfón da Ìyálórìsà do Terreiro no Ritual do Cortejo do Alá.
Foto: Moisés Alcunhã.
O Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí realizou, neste último domingo dia 29 de janeiro, o Siré de celebração e louvação à força dos Orixás que abriu o ciclo comemorativo e festivo em virtude dos seus vinte e um anos de fundação. A casa conhecida popularmente como Ilê Axé Oxalá Talabi ou Axé Talabi, foi fundada em 26 de janeiro do ano de 1991, por Maria da Solidade Sousa França - Mãe Dada de Orixalá (TàlábíDeiyin) e é um terreiro dedicado à preservação e manutenção do culto aos Orixás e a Jurema Sagrada. A festa que teve início por volta das 17h00min contou com a presença de importantes lideranças religiosas de Pernambuco. A beleza ritual dos cânticos e danças marcou a noite, principalmente na ocasião do Ritual da Panela de Yemojá, onde foram entoados cânticos para Òrúnmilà, o senhor do destino que tem seu culto preservado nas casas nagô do nosso estado; na saída da Ìyàwó de Sàngó Girlane Maria e da  Ìyàwó de Yemojá Degles Lira, no momento do ritual do Orúko e posteriormente quando os Orixás dançaramAbaixo fotos de outros momentos da festa.
Ritual da Panela de Yemojá, Ogans do terreiro carregam o presente que será levado
ao mar. Foto: Ekedi Mônica Menezes

Dança Ritual da Ìyàwó de Sàngó - Foto: Moisés Alcunhã
Saída da  Ìyàwó de Yemojá - Foto: Ekedi Mônica Menezes
Yánsàn percorrendo os quatro cantos do terreiro Axé Talabi  Foto: Moisés Alcunhã



OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

3 comentários:

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

Que axé maravilhoso. Peço desculpas por minha ausência, mas de fato não pude comparecer por ter outros compromissos de trabalho. Por favor, avisem à Mãe Dada, que é uma Iyá a que tenho muito apreço. Axé e Parabéns por esta data tão bonita.

L'Omi.

Livia Figueira / RJ disse...

Parabéns a todos que fazem este Axé. Que coisa linda oxalá e seu alá. O blog é 10, divulga com responsabilidade as coisas do terreiro. É disso que nosso povo de matriz africana precissa pensar, vemos muita coisa estranha sendo divulgado na rede e isto nos queima muito. Temos muito que aprender e descutir sobre a preservação e o desenvolvimento das nossas casas, e o terreiro talabi tá fazendo seu dever de casa bem feito em sua comunidade. Parabéns a todos novamente e muito axé nos trabalhos.
As fotos da festa estão LINDAS!!!

A BENÇÃO A TODOS!!!

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Obrigado L'omi, passamos o recado para mainha. Fica para uma próxima vez, com certeza. Axé meu irmão!

Ass: Júnior