quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ciclo Ritual e Festivo Dedicado aos Orixás Funfun


Òsàlúfón Orixá Patrono da Comunidade
manifestado na Iyalorixá do Terreiro.
O Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí realizou neste último domingo dia 28 de Outubro, o toque em homenagem aos Orixás Funfun cultuados na tradição Nagô do Terreiro, sobretudo Òsàlúfón, divindade central e patrona da comunidade. O Toque do Inhame, como é chamado na tradição da casa é a festividade que finaliza o Ciclo Ritual e Festivo das Divindades Funfun. Este ciclo segundo a Iyalorixá do terreiro, Mãe Dada de Oxalá, é um dos mais importantes realizados nesta comunidade religiosa, pois além de seus rituais terem como principal objetivo a purificação e renovação do axé, eles também abrem o calendário litúrgico e festivo do terreiro. No Candomblé Nagô do Axé Talabi este ciclo ritual se inicia ainda na última semana de setembro, quando por hora se realiza o Orô Tun Se Ilé, ritual de arrumação e limpeza de todo o terreiro, e seus demais rituais percorrem por outros diversos dias do mês de outubro, tendo como o grande momento final o Toque do dia 28. As homenagens realizadas para estes Orixás impressionam não só pela sua simplicidade e beleza, mas, sobretudo por sua sofisticação ritual, com cânticos, danças e alimentos utilizados especificamente nesta ocasião. Um dos momentos de grande beleza é o do ritual do Alá, aonde os homens (membros da comunidade e presentes) juntos ao Orixá, compartilham da mesma força divina, reforçando os seus laços religiosos para com a divindade, com isto relembrando o ensinamento de que no mundo de Òrìsànlá não existe espaço para o individualismo e egoísmo, todos juntos são cobertos por um só Alá, que representa a "cobertura ", o grande "suporte " abrangente desta divindade sobre todos os assuntos pertinentes aos homens na terra, e mais, representa toda a calma, toda sabedoria e toda a paz que esta divindade nos transmite.
Orô Àlá - Ritual do Alá - Confraternização
e redestribuição do Axé Ancestral entre todos
os membros da comunidade Axé Talabi.

Òsàgiyán recebendo os crumprimentos
rituais das pessoas presentes no Toque
do Inhame.





Texto: Aguinaldo Júnior
Membro do Conselho Religioso do Ilê Axé Oxalá Talabi
Coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde
Griô Aprendiz
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

2 comentários:

Antônia Beatriz - Santa Cruz do Capibaribe disse...

É Lindo demais ver que a tradição Nagô é preservada em nosso estado com grande estilo e tradição. Nós sabemos o quanto é rico os nossos saberes. Sinceramente, tenho me deparado com a realidade de diversas casas de culto aqui em nosso estado, mas é incrível ver a capacidade de organização desta casa. Este terreiro tem Axé, no sentido mais amplo da palavra, tem força. Lindo como se dá a forma de divulgação, responsável, com estilo e beleza. O Blog tem cara de site, parabéns. Os textos são leves e informativos, tudo muito organizado. Parabéns mesmo a todos os filhos da casa e a sua liderança principal, Mãe Dada.

Anônimo disse...

Lindas as fotos!
O Toque foi lindo mesmo, minha mãe foi e disse que na hora de oxalá foi de chorar de emoção. Beijos a todos da casa, minha mãe joga búzios com Mãe Dada já bastante tempo. Ela respeita muito a casa e eu e meu irmão aprendemos a admirar todos também.
Marcia - Recife