terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Saída do Iaô de Oyá e Cerimônia da Entrega da Panela de Yemanjá no Ilê Axé Oxalá Talabi

No último domingo dia 31 de janeiro foi realizado no Ilê Axé Oxalá Talabi a Cêrimonia da saída do Iaô de Oyá a filha Adriana de Holanda e a Cerimônia da entrega da Panela de Yemanjá.
A entrega da Panela de Yemanjá que é realizada pelo Ilê sempre no mês de Janeiro ou no inicio de Fevereiro é um ritual dedicado ao segundo Orixá da Yalorixá da Casa, Mãe Dada, e faz partes do ciclo litúgico de cerimônia e obrigações em homenagem a Yemanjá. No ritual da Panela de todos os presentes no Terreiro vão a praia de Nossa Senhora da Conceição em Paulista fazer a entrega da Panela Ritual.
Gostaríamos de agradecer a presença de todos, os filhos da casa, os Babalorixás, Yalorixás, Ogans e Ekedjis; a prefeitura Municipal de Paulista junto a Secretaria de Serviços Públicos e a Secretaria de Transporte e Urbanismo, a professora da UFPE Renata Wilner, a Mestre Griô da Tradição Oral do Ponto de Cultura Estrela de Lia Mãe Neide, ao Presidente do Instituto Gingas de Cultura Afro-brasileira e Ogan do Terreiro David Bassous, a Polícia Militar de Pernambuco junto ao 13º Batalhão e a todos que prestigiaram mesmo que de longe o nosso Ilê.

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

8 comentários:

Cinthia Jordão / Carpina-PE disse...

Mãe Dada que festa linda, oyá está muito linda nas fotos, todos estão lindos.
Que coisa bonita de se ver, a senhora e todos de sua casa estão de parebéns, pela festa e também pelo blog que esta muito bom.
Que Yemanjá lhe de muitos anos de Axé em seu Terreiro, pena que não posso comparecer em todas as festas do terreiro, mas o que vale são os nossos pensamentos e neles eu sempre estou firmando coisas boas para a senhora.

Bençã!!!
Beijos para todos.

Anônimo disse...

Arasou essa oyá, que linda.
estão lindas as fotos, de muito bom gosto o blog, tudo muito bem feito e bem elaborado, parabens a todos do baracão.

Axé

Neide disse...

parabéns Dona Dada,quem tem competência tem e trabalha como a senhora. Não foi á toa que Oxalá lhe escolheu e lhe acompanha. A senhora merece todos os elogios que vierem, deixa quem quiser falar da senhora, muitos sabem falar mas poucos fazem de verdade, Quem lhe conhece sabe a mulher de fibra que a senhora é,
Uma grande mulher e uma grande Mãe de santo, minha adimiração aqui esta registrada.
Já sei das novidades do salão para este ano, fiquei muito feliz em saber das mudanças e das conquistas.
A senhora e todos os seus merecem muito mais.

Grande abraços de respeito e adimiração.

Neide de Igarassu

Anônimo disse...

Êpa Rey Oyá Messan!!!!

Oyá dançou lindamente no dia da festa afastando as coisas ruins, limpando todos com seu iruxin. O salão espaço físico ficou pequeno!!!!

Só quem estava presente pôde sentir o que eu estou tentando descrever, pois é indescritível.

Parabéns Mãe Dada, a senhora tem axé.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Gente muito Obrigada pelos comentários,a Festa realmento foi Linda. Neide obrigada pelas palavras, Cinthia Jordão seja bem vinda ao Blog, e aos demais também, é muito importante poder contar com espaços como estes que é nosso Blog.
Que Oxalá nos cubra de Axé!!!

Anônimo disse...

LInda demais essa Oyá, parabens pelo blog.
Muito informativo e os textos são muito legais.

Valeria Carto

Cícero Ferreira disse...

Li, com indignação o incidente ocorrido em seu Ilê Mãe Dada, isso é inadimissivel,ainda mais do individuo que deizia conhecer a s lei dos Oshas, isso é vilipêndio, como invadem um espaço sagrado baseando-se em fofoca...como filho de Shangô estou com o sangue fervendo ao tomar conhecimento de tal fato ao fazer esta visita ao espaço de vossa casa...com certza a justiça será feita...

Anônimo disse...

TEM VIDEO DESSA FESTA...
FALARAM TANTO Q FIQUEI CURIOSA