segunda-feira, 25 de julho de 2011

5º Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro e 1º Encontro Nordestino das Mulheres de Terreiro

A Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco realizou nos últimos dias 20 21 e 22 de julho o 5º Encontro das Mulheres de Terreiro de Pernambuco e o 1º Encontro Nordestino das Mulheres de Terreiro, o encontro contou com a presença de autoridades políticas como o prefeito do Recife, o Srº João da Costa e a secertária especial da mulher Rejane Perreira, além da presença de grandes e importantes líderes religiosas (sarcedotisas/Iyalorixás) representantes de diversos terreiros e estados do Brasil. O encontro teve o objetivo de fortalecer a luta das mulheres de terreiro e valorizar a sua ancestralidade e o seu saber, este ano a Rede de Mulheres propôs como tema: A Ética Ancestral dos Terreiros, a Saúde e a Sustentabilidade Ambiental, o evento durante os três dias foi inicado oficialmente com uma abertura religiosa na qual eram entoados cânticos aos Orixás e a Jurema Sagrada. Foram realizadas diversas mesas com grandes personalidades que descutiram temas ligados ao tema central do encontro. Um dos grandes momentos do encontro foi a homenagem realizada pela rede para as mulheres de grande importância na manutenção dos saberes religiosos e tradicionais de nosso estado, quinze mulheres com cargos diversos: Ìyálòrìsàs, Ebomi, Ìyábassé, Yakekerê e Ekedi foram homenagiadas recebendo das mãos de Vera Baroni (Coordenadora Executiva Colegiada da Rede de Mulheres de Terreiro) um banner que contava um pouco de sua história e do seu sacerdócio, no mesmo momento foi homenagiado o senhor Manoel do Nascimento Costa (Manoel Papai) atual Babalorixá do Sítio de Pai Adão. Entre as Iyalorixás homenagiadas destacamos nossa mãe, Mãe Dada de Oxalá, Iyalorixá fundadora do Axé Talabi e integrante fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco.
Na Foto Acima: A corte de Ogãns do estado de Pernambuco executando o toque dos Orixás nos Ilús e atabaques.
Na Foto Acima: Mulheres de Terreiro dançam e cantam para os Orixás ao som dos Ilús.
Na Foto Acima: Homenagem a Ìyálòrìsà Mãe Dada, Vera Baroni falando no momento da entrega do banner, sobre a importância de Mãe Dada para a Rede de Mulheres e para a manuteñção da ética em nossos terreiros.
MOMENTOS ESPECIAIS DO ENCONTRO
______________________________________________________
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.

4 comentários:

Lilian disse...

Mãe Dada
Parabéns pela homenagem.
Até breve !! Dê lembranças a todos.
Bj
Lilian

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

Parabéns pela publicação deste texto e dessas fotos galera do Axé Talabi. Assim caminhamos!!

Salve a nossa fumaça!

L'Omi.

Renata Wilner disse...

Parabéns a Mãe Dada de Oxalá e aos orgulhosos filhos do Ilê Axé Oxalá Talabi!

Homenagem mais que merecida!




Grande abraço,

Renata Wilner

Júnior disse...

Valeu gente, é isto mesmo L'omi vamos em frente sempre, Axé e salve a Jurema.
Lilian já já tamos ai no Rio, Renata cade vc aqui no terreiro???

Axé
JR