Mãe Dada de Oxalá lançou em seu Terreiro o Ilê Axé Oxalá Talabi no último dia 20 de Fevereiro (sábado) o Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria, o projeto foi contemplado com o Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC) e pretende através de ações conjuntas multiplicar, promover e manter diálogos entre inúmeras redes de movimentos sociais, entre elas as implementadas através do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, como as redes Griôs e as redes de Pontos de Cultura. O intuito do Projeto é de poder através destas trocas contribuir para a desmistificação do espaço do terreiro como ambiente impróprio e fechado à convivência social e educacional, e para a afirmação dele como espaço de resistência da cultura dos saberes, espaço de promoção da saúde e espaço de discussão e formação de todos os cidadãos.
Serão realizadas no projeto oficinas de percussão, de dança, de estamparia, de artesanato, de culinária, de contação de contos afros, além de passeios a pólos culturais de Pernambuco e a pontos de cultura e capacitações culturais que serão realizadas em escolas da comunidade do terreiro e em outros espaços da rede do programa, o objetivo é exatamente poder intercambiar ações e multiplicar os conhecimentos contidos no Terreiro entre todos. Já foram inscritos mais de cinqüentas pessoas entre crianças, jovens e adultos para participarem das atividades do Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria que terá início no mês de março.
Para Mãe Dada Yalorixá do Terreiro, Mestre Griô e Tuxáua poder iniciar este projeto é semear uma semente que foi plantada a tempo.
" Venho utilizando o espaço do meu terreiro para isto mesmo, agente tem que fortificar a nossa cultura e transmiti - lá para os mais novos, este programa Cultura Viva como o nome mesmo fala é viva e a cultura é viva por que ela está no nosso sangue, e o nosso sangue é vivo e é vida, então a cultura é nossa vida também. O que agente faz aqui no Terreiro e tratar de vidas, cuidar, zelar dos Orixás é cuidar de nossas vidas, esta semente foi plantada muito antes de eu ter nascido, a cultura afro-brasileira é muito rica, com o Èkó Gbajé vamos cair em campo para multiplicar estes conhecimentos..."
Outro ponto importante do Projeto é a criação do Canteiro das Ervas, o canteiro será um espaço de preservação das espécies de ervas que são utilizadas no Terreiro para promoção da saúde e que também mantém um papel importante na Medicina Popular da comunidade.
No decorrer da realização do projeto postaremos aqui em nosso Blog os materiais das atividades realizadas.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.