domingo, 25 de outubro de 2009

Tradição, Cultura e Saúde - Oficina de Saberes e Utilização das Ervas

Realização das oficinas de Saberes e Utilização das Ervas para a Promoção da Saúde com crianças da comunidade do Terreiro, essas crianças que em sua maioria também participam do Projeto Roda Alamoju, realizado pelo Ilê, através das oficinas já vão se integrando e vivendo com o mundo de sabedoria contido no cultivo das ervas. Além de passar conhecimentos da tradição Oral do Terreiro, e explicar o quanto as ervas são importantes para nossa saúde, são explicadas também como utilizá-las, para que elas servem e como preservá-las. A ação também tem um outro foco muito importante, que é a preocupação com o Meio Ambiente, as atividades são divididas em duas etapas, na primeira etapa são passadas através da Oralidade histórias e encinamentos de preservação, ainda neste primeiro momento uma conversa sobre a importância da conscientização ambiental com as crianças é realizada de uma forma bem lúdica para que haja um melhor entendimento. No segundo momento são escolhidas as mudas das ervas e são explicadas para que cada uma serve e sua utilidade na preparação de chás, banhos e rezas. As mudas são entegre as crianças para serem plantadas.
O cultivo da terra e das ervas é uma forma de poder manter viva a herança de uma tradição deixada pelos nossos antepassados, com estas oficinas explicamos o poder desta sabedoria e como este poder pode nos ajudar na melhoraria e na prevenção de nossa saúde e da saúde da nossa comunidade.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

Nenhum comentário: