domingo, 28 de dezembro de 2008

Mãe Dada de Oxalá conquista o título de Mestre da Ação Griô do Ministério da Cultura


Em 2008, Maria da Soledade Souza França (Mãe Dada TalabiDeiyn - PE) foi reconhecida como Mestre da Tradição Oral da Ação Griô, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Esse título foi fruto dos desdobramentos do seu trabalho espiritual baseado nas curas através da sabedoria ancestral junto à comunidade nordestina e que foi ampliado para o Rio de Janeiro, através de sua filha Adriana de Holanda (Mãe Fia), na Casa de Jurema do Rei Salomão (Niterói-RJ), que também recebeu o título de Griô Aprendiz. O trabalho de preservação da cultura ancestral e da tradição oral conduzido por Mãe Dada é apoiado pelo Instituo Gingas (RJ), coordenado por David Nascimento, Pai Ogan do Ilê Axé Oxalá Talabi, que também recebeu o título de Griô, pelo culto à ancestralidade através da música. Os três títulos concedidos pelo MinC tem o objetivo de reconhecer e apoiar pessoas que são patrimônios vivos da nossa cultura.

Para saber mais sobre a Ação Griô acesse: www.cultura.gov.br/cultura_viva

9 comentários:

Anônimo disse...

Dadá de Oxalá, Sacerdotisa do culto Nagô, dizer-lhe "Parabéns" é pouco! Dizer ser uma "novidade", seria pueril! Nada do qe acontece é por acaso. Colhe-se aquilo que se planta!
Oxalá lhe abençoe, sempre!
Luiz de Aziri

Anônimo disse...

Parabéns Mãe Dada de Oxalá.
Que bom,fiquei feliz pela senhora. Ter cido reconhecida pelo Minc como Mestre da Tradição Oral no Brasil,é realmente uma resposta nacional do trabalho que a senhora desenvolve no seu Ilê. Que bom que o Rio tem uma resposável para levar esses encinamentos adiante.
Boa Sorte em 2009.
Vou continuar acompanhando em 2009 sua trajetória

Benção.

Regina Alves - Floripa/sc

Anônimo disse...

Parabéns Dada por mais essa conquista. Que em 2009 você possa dar continuidade aos trabalhos, ainda mais agora com o título recebido.
Axé sempre.

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

Axé ooo, bariká.

Que bom saber que nós das matrizes africanas estamos podendo ser empoderados pela esfera federal, isso é um avanço, e a cada dia podemos nos unir mais em torno de novos orizontes de evolução.

A nossa entidade, o Quilombo Cultural Malunguinho, no edital 2008 aprovou 6 griôs de suma importância na formação da tradição negra no estado de Pernambuco, são eles: Mestre Galo Preto (www.myspace.com/mestregalopreto), Seu Paulo (Paulo Brás, sacerdote nagô e neto legítimo de Pai Adão, Mãe Terezinha Bulhões de Iyemojá Sessú, Mãe Nenzinha do Acorda Povo de Areias, Dona Zuleide de Paula, mestra das culturas populares e escritora autodidata, além de liderança social reconhecida nacionalmente e eu, como griô aprendiz.

Poderemos no futuro breve nos cruzar nesta açõa, e promovermos discussões e encontros da matriz africana por meio desta ação.

axé oooo.

vamos nos falando.

Alexandre L'Omi L'Odò.

Anônimo disse...

A Espiritualidade pra mim é ter uma
visão tridimencional de todas as coisas. Isso eu posso comprovar as por menores e as demais dimensões.

PARABÉNS MÃE DADA!!!!!!

PROFª DETINHA E FAMÍLIA.

Anônimo disse...

Benção minha mãe!!!

Parabéns pelo recolhecimento, sei que a senhora merece muito mais, que nosso pai Talabi possa lhe conceder sempre mais.
Esses reconhecimentos são de extrema importância para que a senhora continue de forma excepcional levando seu trabalho adiante.

Se pedender de nós, seus representantes aqui no Rio, no próximo ano o trabalho continuará ainda mais forte, expandindo cada vez mais. Nada nos atrapalhará, nem tão pouco aqueles que nada significam.

Que Olorun e nosso pai Talabi nos dê muito axé em 2009 para que nossos objetivos se concretizem!!!

Também não posso esquecer de ressaltar a importância do trabalho que meus irmãos exercem cotidianamente com a senhora no nosso Ilê. A todos muita Paz e muito Axé em 2009!!!

Afine Maida, sua filha de Oxum que lhe admira bastante.

Anônimo disse...

Mas que merecido, sorte em seu trabalho Mãe dada.
Muito Axé no ano de 2009.

Marcos Pilares

Anônimo disse...

Mãe Dáda,
meus parabéns pela escolha e por terem reconhecido seu trabalho. É uma honra que vem coroar tanta dedicação. Fico feliz de fazer parte do seu círculo. Beijo grande... PS: As fotos do Zumbi ficaram lindas.

denise disse...

hoje é um dia especial!!!! seu aniversário !!! com certeza um dia festejado ao lado de tantos que te amam, te respeitam, te admiram!!! estivemos pouco tempo juntos, mas estou constantemente com seus filhos , fia, junior e afine pessoas lindas, caridosas , amadas e isso faz com eu admire e aacabe conhecendo a sra,,,pois eles são o reflexo do seu amor. obrigada por tudo / denise do rio de janeiro (amiga da Monica)