segunda-feira, 9 de julho de 2012

I Mostra de Culinária Tradicional do Axé Talabi.

Mesa da Divindade Òsáyìn - Prato servido: Pòtétò lilo èsopia
(purê de Abacate com leite e açúcar mascavo).
O Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí através do Programa Tradição Cultura e Saúde realizou em sua comunidade, neste último domingo dia 08 de julho, a I Mostra de Culinária Tradicional do Axé Talabi. O evento que nesta primeira edição trouxe como temas: a importância da mulher para o terreiro e a comida de santo como importante ferramenta para a promoção da saúde, foi aberto com uma grande roda de diálogo que abordou diversos assuntos ligados aos dois temas centrais, após a finalização da roda, fora apresentadas ao público as mais de vinte divindades cultuadas na tradição religiosa do terreiro assim como os seus pratos sacros. Vinte e dois pratos sagrados foram servidos para degustação a todos os presentes. O coordenador do programa Aguinaldo Júnior, falou sobre cada divindade cultuada na tradição Nagô da casa, apresentando os Orixás que mantêm seus cultos preservados na liturgia do terreiro e destacando as suas particularidades, como suas cores, seus mitos, ritos e as datas festivas reservadas anualmente no calendário ritual do ilê. O destaque entre as comidas servidas na mostra foi para os seis pratos do grupo das divindades do branco, chamados no terreiro de Orixás Funfun, que se alimentam de comidas sem tempero, sem sal e sem o azeite de dendê, dentre os pratos destas divindades estavam o de Orixalá, o patrono do terreiro, o de Orumilá e o de Oxaguiã. O evento foi um grande sucesso com participação total dos moradores da comunidade, dos filhos da casa, de pais, mães e filhos de outros terreiros e demais convidados que vieram prestigiar a casa, e se deliciar com os sabores da tradição. As atividades do evento foram realizadas gratuitamente como uma ação do Programa Tradição Cultura e Saúde e com apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva. Na mostra também foram expostos e posto a venda os produtos (artesanatos, roupas e acessórios) desenvolvidos pelo Núcleo Colaborativo de Produção e Moda, coletivo de produção artística cultural que realiza na Comunidade Axé Talabi, atividades produtivas que são desenvolvidas baseadas na estética afro-brasileira e na religiosidade Nagô do terreiro, nas áreas  do artesanato, da arte digital, do design e da moda. Para mais informações sobre o núcleo clique Aqui
Abaixo mais fotos do evento.
Abertura da I Mostra de Culinária Tradicional do Axé Talabi -
Roda de diálogo realizada no corredor central do terreiro, próximo
a cozinha, espaço sagrado na tradição do ilê.
Panorama geral da roda de diálogos, realizada na abertura
da Mostra Culinária do Axé Talabi.
Transmissão dos Saberes Tradicionais do Terreiro - expecificação
de cada divindade cultuada na tradição Nagô da casa. Na foto
a Ìyálórìsà da casa na mesa dos Orixás Funfun.


Filhos do Terreiro servindo os convidados com
as comidas das divindades expostas na mostra.




Mesa de exposição e venda dos produtos do Núcleo
Colaborativo de Produção e Moda. Na foto Afine Maida
Estilista responsável pelos trabalhos do núcleo.

Texto: Aguinaldo Júnior
Membro do Conselho Religioso do Ilê Axé Oxalá Talabi
Coordenador do Programa Tradição Cultura e Saúde
Griô Aprendiz

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

3 comentários:

Tereza Santos disse...

Que coisa mais linda!!!
Realmente a casa esta de parabéns. Muito importante esta atividade, não deu para eu estar presente, mas milha filha e meu genro foram e adoraram, foram muito bem recebidos e apreciaram bastante as comidas servidas. Minha filha que nem é de terreiro ficou facinada com a organização do evento e com a beleza da casa. As fotos do blog ficaram muito lindas. Um abraço em todos. Na proxima vou.

Terreza - Pau Amarelo.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Obrigado Tereza!
Realmente foi muito linda a mostra e as comidas o público adorou mesmo.
Ano que vem esperamos você por aqui!

Axé!

Unknown disse...

Sinceramente meus parabéns a todos os filhos e a mãe desta casa. Que trabalho religioso e cultural lindo que vc's realizam na comunidade, e que beleza ritualística tão rica e cheia de força. Sempre achei o Nagô lindo, mas nunca encontrava na internet coisas do nagô de Pernambuco, muitas coisas Ketu, Angola e etc... Mas o blog da casa está lindo, divulga com muita responsabilidade todo o axé do terreiro. Mais uma vez PARABÈNS.