
" Inicialmente pensamos em algo que pudesse divulgar as coisas culturais realizadas pelo terreiro, os eventos que tivesse participação dos membros daqui do axé, as atividades culturais realizadas pelos projetos etc, mas por outro lado queríamos mostrar o quanto é rica e bonita a nossa tradição, as nossas festas e tal, aí tivemos que pedir permissão, mais sempre tivemos a preocupação de manter o que não pode ser visto preservado, no candomblé tem muitas coisas que é para ficar no terreiro, na casa do santo, de lá não pode sair, só aqueles que estão participando de certas obrigações que podem guardar as lembranças, e o local mais adequado para se guardar as recordações é a própria memória, por isto que só publicamos as coisas públicas, as festas religiosas por que são públicas. No começo do blog ainda recorremos a Orixalá para sabermos se podíamos divulgar as fotos das festas, aí ele e mainha autorizaram. Acho que ele permitiu por saber que o nosso trabalho seria uma coisa séria, nossa intenção não era e nunca foi de fazer um site com segredos, fórmulas e tal, mais sim de mostrar as nossas coisas. Na minha opinião a internet pode sim servir como uma ferramenta construtiva para a nossa religiosidade e tradições, temos vários exemplos que afirmam isto, sites e blogs muito bem feitos e acima de tudo com respeito as tradições do candomblé e da cultura negra estouram cada vez mais na rede, isto prova o quanto nós podemos divulgar com responsabilidade as nossas coisas..."
Já para Afine Maida " A internet é uma forma de comunicação mundial e está presente entre todos os povos que possuem as mesmas ou diferentes culturas, etnias, raças, religiões, classes, sociedades, etc. A internet tem o poder semelhante ao de Exú - tem o poder da comunicação sem limites entre todos. Há alguns anos atrás jamais poderíamos imaginar que alguém do outro lado do mundo pudesse de casa conhecer o trabalho do nosso terreiro, do nosso axé. Essa ferramenta de comunicação levada para o lado positivo pode trazer muitas coisas boas para nossas vidas. Um exemplo simples é de que pessoas se vincularam ao Axé Talabi após ter conhecimento do nosso blog, e se não fosse essa ferramenta talvez essa pessoa nunca chegaria até Minha Mãe (Mãe Dada). Temos muito o que comemorar pois as estatísticas mostram que não só 10.000 pessoas visitam o blog do terreiro, a página foi visitada muito mais vezes, pois só 10.000 acessos foram registrados na ferramenta de visualização de perfil, contando que nem sempre que alguém entra na página principal vai até o perfil.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivamente do acervo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI. Ficando PROIBIDO assim suas reproduções sem prévia autorização.
Um comentário:
ras de mimmae dada e o roberto de xango lembra de mim to morendo no rio grande do sul tambem continuo com minha casa aberta que talabi nos abençoe parabens
Postar um comentário