segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comemoração do Dia das Mães


O Ilê Axé Oxalá Talabi realizou neste último domingo dia 09 de maio uma homenagem as mães da comunidade do Terreiro que tem seus filhos como integrantes do Projeto Roda Alamoju. A festa também contou com a presença de mães que participam das atividades realizadas pelo terreiro através do Programa Tradição Cultura e Saúde e do Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria. O encontro contou com a exibição de filme realizado através do intercâmbio com o Ponto de Cultura Ensinamentos de Mãe Preta com a participação de Rafaela Lima do Ilê Oyá Togun, além de distribuição de presentes e cestas básicas. Também foram realizadas as homenagem pelas crianças alunas do projeto roda Alamoju, um momento emocionamte que todos gradaram para sempre na memória.

Mãe Dada aproveitou o momento para falar da importância da realização das atividades coletivas e que contam com a presencia da família, o terreiro serve de espaço para convivencia educacional e social de todos da comunidade. Ela destacou também a importancia do trabalho realizado especificamente com as mães, como as oficinas de estamparia, as oficinas de artesanato e de culinária afro-brasileira e destacou também que as mãe e as mulheres são figuras de fortaleza e exemplo para todos da comunidade do Terreiro. "Muitas mães e mulheres da comunidade passam por dificuldades, por preconceito, exclusão, violência, por falta de acesso aos bens culturais e muitas outras coisas, por isso que afirmo e sempre falo da importância das atividades que realizamos dentro do Terreiro para as mulheres, isso é importante porque resgata o valor da mulher e de sua criatividade, de sua capacidade de modificar a realidade. O espaço criado através destas atividades servem também para tratarmos de assuntos diversos..."



Gostaríamos de aproveitar para parabenizar todas as Mães filhas do Ilê Axé Oxalá Talabi, mulheres guerreiras que ensinam dia a dia os verdadeiros valores da vida. Parabéns a todas.



Agradecimentos:


Filhos e Amigos do Ilê Axé Oxalá Talabi


Ponto de Cultura Ensinamentos de Mãe Preta


R&W Frutas e Verduras


e a todos da Comunidade do Terreiro.


OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito construtivo o blog, gostei dos textos, das fotos, de tudo...
Gostei bastante do blog do ilê.
Muito bom tb as atividades e os projetos realizados, moro em camaragibe e frenquento uma casa espirita, parabens a todos do ilê.
Respeitu muito o candomble e ilês como este de oxalá merecem.

Muita Luz a todos

Maria Augusta

Vitório Cavalcante disse...

OI SÓ PARA DIZER NO MEU COMENTÁRIO EU ESCREVI RÁPIDO E AONDE DIZ LALORIXA ESTA ERRADO É "YALORIXA" OK.ESPERO QUE ESSA IMPUNIDADE DO CONSELHO TUTELAR NÃO FIQUE POR ISSO MESMO.
VITÓRIO CAVALCANTE.