sábado, 4 de julho de 2009

Projeto Roda Alamoju



O Ilê Axé Oxalá Talabi recomeçou o Projeto Roda Alamoju que foi desenvolvido em 2008 com o intuito de tornar acessível para as crianças da nossa comunidade o incentivo e a orientação à leitura, dando oportunidades e acesso a horas de reflexão, cultura e lazer.
Todos os encontros são baseados na leitura de contos, poesias, histórias, lendas e literatura de cordel, partindo do princípio de difundir e incentivar o gosto pela leitura e a interação com o texto de modo bem prazeroso, podendo garantir o sucesso dessas crianças ao longo de toda trajetória escolar, visando ampliar sua compreensão de mundo, além da formação de novos leitores.
Pretendemos resgatar também neste segundo ano do projeto brincadeiras lúdicas que através da arte e da música revelará o corpo como elemento e brinquedo. É de grande importância para a educação infantil fortalecer o entendimento lúdico e gestual das crianças referente às histórias transmitidas.
Este projeto realizado pelo Ilê é focado nas comunidades existente ao redor do terreiro, tendo em vista a carência das mesmas. A Roda Alamoju é um elemento fundamental para trabalharmos com atividades que na maioria das vezes as crianças não têm acesso.
O ponto de partida e de idealização do Projeto foi notar que a sociedade costuma intitular a escola como única fonte educadora e formadora de aprendizes, quando na verdade todos nós temos o dever de educar as crianças do nosso país, começando dentro da nossa própria casa, já que a família é realmente a base de formação para qualquer cidadão.
O papel do nosso terreiro na sociedade é de afirmar questões como esta e de manter não só um caráter religioso, mas também sócio-cultural e educativo, fazendo assim um trabalho preventivo no que diz respeito ao preconceito contra a nossa religião. Possivelmente essas crianças que tem o nosso Ilê como uma referência cultural terão no futuro outra visão sobre as Casas de Matrizes Africanas, respeitando as diferenças e sendo consciente do valor que a nossa cultura representa para nós brasileiros.
Publicaremos no decorrer do ano aqui em nosso Blog as Fotos das Atividades Realizadas neste segundo ano do projeto.

Idealização e Realização:

Apoio: R&W Frutas e Legumes

OBs: Todos os direitos de Logomarcas, fotografias e textos são exclusivamente do
Ilê Axé Oxala Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização do Ilê.

4 comentários:

Rejane dos Santos/Niterói-RJ disse...

Que trabalho bacana da roda de leitura,realmente a sociedade constuma fazer determinadas intitulações que não tem nada com nada proximo da realidade, mas ainda existem grupos e pessoas que fazem de tudo para tentar mudar a realidade da educação do brasil, o Ilê é mais um. Parabens, Parabens, Parebens

Rejane dos Santos/Niterói-RJ

Ruth Maria disse...

Mãe Dada como faço pra colocar meu filho no projeto do seu salão? Moro em Pau-amarelo mas levaria ele concerteza para as atividades. Ele tem 8 anos, pode participar? Aguardo resposta suas. Obrigada.

Axé.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Oi Ruth Maria, que Oxalá te abençoe.
Com certeza ele será bem vindo, lhe convido para conhecer o projeto de perto, seu filho é estudante da rede pública de ensino? Temos alguns requisitos para que as crianças possam participar. Se tiver alguma dúvida pode escrever por email se preferir. dadadeoxala@hotmail.com
Mas traga ele com você para conhecer as atividades.

Oxalá lhe ilumine.

Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí - Vinte e Três Anos de Tradição e Ancestralidade Nagô disse...

Obrigada Rejane pelas palavras de reconhecimento, realmente temos que mudar a educação do nosso país, e gestos tão pequenos e simples fazem muita diferença, pois são essas crianças que irão fazer um futuro melhor.
Fico ainda mais grata em saber que você continua acompanhando o blog, e fazendo parte dele.

Axé ô!!!