
O Ilê Axé Oxalá Talabi realizou neste último domingo dia 09 de maio uma homenagem as mães da comunidade do Terreiro que tem seus filhos como integrantes do Projeto Roda Alamoju. A festa também contou com a presença de mães que participam das atividades realizadas pelo terreiro através do Programa Tradição Cultura e Saúde e do Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria. O encontro contou com a exibição de filme realizado através do intercâmbio com o Ponto de Cultura Ensinamentos de Mãe Preta com a participação de Rafaela Lima do Ilê Oyá Togun, além de distribuição de presentes e cestas básicas. Também foram realizadas as homenagem pelas crianças alunas do projeto roda Alamoju, um momento emocionamte que todos gradaram para sempre na memória.

Mãe Dada aproveitou o momento para falar da importância da realização das atividades coletivas e que contam com a presencia da família, o terreiro serve de espaço para convivencia educacional e social de todos da comunidade. Ela destacou também a importancia do trabalho realizado especificamente com as mães, como as oficinas de estamparia, as oficinas de artesanato e de culinária afro-brasileira e destacou também que as mãe e as mulheres são figuras de fortaleza e exemplo para todos da comunidade do Terreiro. "Muitas mães e mulheres da comunidade passam por dificuldades, por preconceito, exclusão, violência, por falta de acesso aos bens culturais e muitas outras coisas, por isso que afirmo e sempre falo da importância das atividades que realizamos dentro do Terreiro para as mulheres, isso é importante porque resgata o valor da mulher e de sua criatividade, de sua capacidade de modificar a realidade. O espaço criado através destas atividades servem também para tratarmos de assuntos diversos..." 


Agradecimentos:
Filhos e Amigos do Ilê Axé Oxalá Talabi
Ponto de Cultura Ensinamentos de Mãe Preta
R&W Frutas e Verduras
e a todos da Comunidade do Terreiro.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.
2 comentários:
Muito construtivo o blog, gostei dos textos, das fotos, de tudo...
Gostei bastante do blog do ilê.
Muito bom tb as atividades e os projetos realizados, moro em camaragibe e frenquento uma casa espirita, parabens a todos do ilê.
Respeitu muito o candomble e ilês como este de oxalá merecem.
Muita Luz a todos
Maria Augusta
OI SÓ PARA DIZER NO MEU COMENTÁRIO EU ESCREVI RÁPIDO E AONDE DIZ LALORIXA ESTA ERRADO É "YALORIXA" OK.ESPERO QUE ESSA IMPUNIDADE DO CONSELHO TUTELAR NÃO FIQUE POR ISSO MESMO.
VITÓRIO CAVALCANTE.
Postar um comentário