Durante todo mês de Junho aconteceu no Ilê Axé Oxalá Talabi o ciclo de cerimônias e obrigações dedicadas ao Orixá do Fogo e da Justiça, Xangô. A presença forte do culto a este Orixá é muito marcante nas Casas de Candomblé de Pernambuco, chegando ao ponto de seu nome ser associado ao próprio culto religioso, o chamado Xangô do Nordeste. Quem nunca ouviu aquela expressão: "Vamos a um xangô?" Que seria um convite para uma festa numa casa de Candomblé independente a qual Orixá a festa é dedicada, ou até mesmo o termo "xangozerio" que seriam os adeptos do Candomblé Nagô.No Ilê Axé Oxalá Talabi o Orixá é homenageado por doze dias do mês de junho, o processo ritualístico inicia-se quando o Peji (espaço sagrado dedicado aos Orixás) é preparado e decorado para as obrigações, e os assentamentos, as contas e os objetos consagrados a Xangô também são purificados. Depois acontece o Ritual do Amalá, a Obrigação de Xangô, com as oferendas dadas ao Xangô da casa e aos Xangôs dos filhos, e seguindo o ritual do Toque de Xangô, o Ritual da Bandeira de Xangô e o Ritual da Fogueira.
O toque dedicado ao Orixá aconteceu no último dia 27/06 concluindo os rituais e homenagens dedicados à Xangô. Os cânticos, danças e saudações foram feitos por todos do terreiros e pelos convidados. No término todos presentes poderam socializar a comida preferida do Orixá, foi servido a comida ritualística de Xangô, o Amalá e o Beguiri, que é um prato preparado com quiabo e azeite de dendê, e também servido o carneiro cozido, o animal preferido de Xangô.
.jpg)




O Ilê Axé Oxalá Talabi pode mais uma vez em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Paulista fazer parte, tornandosse um posto de vacinação para todos da sua comunidade, da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A campanha realizada pelo Ministério da Saúde vacinou crianças de 0 a 5 anos. Esta ação realizada pelo terreiro faz parte do Programa Tradição, Cultura e Saúde cujo um dos principais objetivos é a realização de ações que tenham como foco a ultilização da cultura tradicional do terreiro como ferramenta de cuidado da saúde da população e a ultilização do espaço do terreiro para promoção de politicas públicas de saúde. A vacinação ocorreu no terreiro durante todo o sábado (12/Junho), este é o 30º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 21º ano sem a doença no país.


