segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto Roda Alamoju - Pontinho de Cultura / Ações 2012

Cartaz de Divulgação das Ações 2012
O Projeto Roda Alamoju, vencedor do Prêmio Pontinho de Cultura 2010, instituído pelo Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania Cultural e da Secretaria de Articulação Institucional do Programa Mais Cultura., deu início no último sábado, dia 11/02, as atividades do projeto no ano letivo de 2012. O projeto que vem sendo realizado na Comunidade Axé Talabi há mais de quatro anos, desenvolve  atividades para a implementação e difusão dos direitos da criança e do adolescente, principalmente os que tange o direito de brincar e o direito de acessibilidade a cultura e ao saber lúdico. As  atividades realizadas pelo projeto acontecerão de fevereiro a dezembro deste ano, todas as quartas-feiras (na escola) e sábados (no terreiro) e são gratuitas, poderão frequentar as atividades, crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino. Este ano o projeto trabalhara com três eixos temático:
1: Atividades de Formação Educacional, Cultural e Artística das Crianças e Jovens da Comunidade Axé Talabi. 2: Atividades sobre o ECA – Transmissão, Difusão e Fortalecimento da Política Nacional de Preservação da Cultura da Infância e da Adolescência. 3: Atividades de Ancestralidade Afro-brasileira – Valorização, Transmissão e Fortalecimento dos Saberes Tradicionais, Culturais, Ambientais, Artísticos e Religiosos dos Povos Tradicionais de Terreiro. 

OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todo os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Baque Èkó Gbajé Realiza Abertura do Carnaval 2012 de Paulista

Cortejo do Baque na Feira de Paulista
Foto: Moisés Acuña


O Baque Èkó Gbajé realizou no último sábado, 18 de fevereiro, na feira livre de Paulista o seu cortejo oficial, pelo segundo ano consecutivo o grupo vem abrindo o carnaval da cidade no melhor estilo, com muita musicalidade e uma grande expressividade artística que só engrandecem a beleza da feira livre da cidade.  O Baque Èkó Gbajé nasceu em 2010 a partir das oficinas realizadas no Projeto Èkó Gbajé - Multiplicando Sabedoria. O grupo realiza sempre o seu primeiro cortejo na feira primeiro por que a vê como grande celeiro cultural de vivencia e saberes e segundo por que a idéia é de poder mostrar toda a musicalidade contida no baque, e através dela poder divulgar a cultura e valorizar a sua identidade Nagô. 






OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Axé Talabi Comemora seus Vinte e um Anos de Fundação.

Òsàlúfón da Ìyálórìsà do Terreiro no Ritual do Cortejo do Alá.
Foto: Moisés Alcunhã.
O Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí realizou, neste último domingo dia 29 de janeiro, o Siré de celebração e louvação à força dos Orixás que abriu o ciclo comemorativo e festivo em virtude dos seus vinte e um anos de fundação. A casa conhecida popularmente como Ilê Axé Oxalá Talabi ou Axé Talabi, foi fundada em 26 de janeiro do ano de 1991, por Maria da Solidade Sousa França - Mãe Dada de Orixalá (TàlábíDeiyin) e é um terreiro dedicado à preservação e manutenção do culto aos Orixás e a Jurema Sagrada. A festa que teve início por volta das 17h00min contou com a presença de importantes lideranças religiosas de Pernambuco. A beleza ritual dos cânticos e danças marcou a noite, principalmente na ocasião do Ritual da Panela de Yemojá, onde foram entoados cânticos para Òrúnmilà, o senhor do destino que tem seu culto preservado nas casas nagô do nosso estado; na saída da Ìyàwó de Sàngó Girlane Maria e da  Ìyàwó de Yemojá Degles Lira, no momento do ritual do Orúko e posteriormente quando os Orixás dançaramAbaixo fotos de outros momentos da festa.
Ritual da Panela de Yemojá, Ogans do terreiro carregam o presente que será levado
ao mar. Foto: Ekedi Mônica Menezes

Dança Ritual da Ìyàwó de Sàngó - Foto: Moisés Alcunhã
Saída da  Ìyàwó de Yemojá - Foto: Ekedi Mônica Menezes
Yánsàn percorrendo os quatro cantos do terreiro Axé Talabi  Foto: Moisés Alcunhã



OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos, assim como todos os conteúdos publicados neste site são de uso EXCLUSIVO do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO as suas reproduções sem prévia autorização por escrito. Caso contrário, serão tomados procedimentos jurídicos recorrentes a aplicação na forma da Lei.