segunda-feira, 25 de julho de 2011

5º Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro e 1º Encontro Nordestino das Mulheres de Terreiro

A Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco realizou nos últimos dias 20 21 e 22 de julho o 5º Encontro das Mulheres de Terreiro de Pernambuco e o 1º Encontro Nordestino das Mulheres de Terreiro, o encontro contou com a presença de autoridades políticas como o prefeito do Recife, o Srº João da Costa e a secertária especial da mulher Rejane Perreira, além da presença de grandes e importantes líderes religiosas (sarcedotisas/Iyalorixás) representantes de diversos terreiros e estados do Brasil. O encontro teve o objetivo de fortalecer a luta das mulheres de terreiro e valorizar a sua ancestralidade e o seu saber, este ano a Rede de Mulheres propôs como tema: A Ética Ancestral dos Terreiros, a Saúde e a Sustentabilidade Ambiental, o evento durante os três dias foi inicado oficialmente com uma abertura religiosa na qual eram entoados cânticos aos Orixás e a Jurema Sagrada. Foram realizadas diversas mesas com grandes personalidades que descutiram temas ligados ao tema central do encontro. Um dos grandes momentos do encontro foi a homenagem realizada pela rede para as mulheres de grande importância na manutenção dos saberes religiosos e tradicionais de nosso estado, quinze mulheres com cargos diversos: Ìyálòrìsàs, Ebomi, Ìyábassé, Yakekerê e Ekedi foram homenagiadas recebendo das mãos de Vera Baroni (Coordenadora Executiva Colegiada da Rede de Mulheres de Terreiro) um banner que contava um pouco de sua história e do seu sacerdócio, no mesmo momento foi homenagiado o senhor Manoel do Nascimento Costa (Manoel Papai) atual Babalorixá do Sítio de Pai Adão. Entre as Iyalorixás homenagiadas destacamos nossa mãe, Mãe Dada de Oxalá, Iyalorixá fundadora do Axé Talabi e integrante fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco.
Na Foto Acima: A corte de Ogãns do estado de Pernambuco executando o toque dos Orixás nos Ilús e atabaques.
Na Foto Acima: Mulheres de Terreiro dançam e cantam para os Orixás ao som dos Ilús.
Na Foto Acima: Homenagem a Ìyálòrìsà Mãe Dada, Vera Baroni falando no momento da entrega do banner, sobre a importância de Mãe Dada para a Rede de Mulheres e para a manuteñção da ética em nossos terreiros.
MOMENTOS ESPECIAIS DO ENCONTRO
______________________________________________________
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.

domingo, 17 de julho de 2011

APEJÒ ÈKARU OBIRIN N’ILÈ – 5º Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro e 1º Encontro Nordestino das Mulheres de Terreiro

A Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco convida todos para o APEJÒ ÈKARU OBIRIN N'ILÈ - 5º Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro e 1º Encontro Nordestino das Mulheres de Terreiro a ser realizado concecultivamente nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2011, sempre das 9:00 hrs às 17:00 hrs no Auditório Rossini Pinto, que fica localizado na Avenida Visconde de Suassuna nº 99 - Boa Vista - Recife-PE. Este ano o encontro terá como tema e discutirá: " A Ética Ancestral dos Terreiro, Saúde e Sustentabilidade Ambiental". Para conferir toda programação, os horários das mesas, os temas, assim como conferir os mediadores participantes desta edição do encontro acesse www.mulheresdeterreirope.com.br no site também está disponível a ficha de inscrição, para participar do encontro é necessário baixa-la, preenche-la e encaminha-la para o email mulheresdeterreiro.pe@gmail.com . Divulguem, colaborem e compareçam, este é um belo momento de confraternização, mobilização, discussão e ação.
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivo do ILÊ AXÉ OXALÁ TALABI, ficando assim PROIBIDO suas reproduções sem prévia autorização.