quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cerimônia de Confirmação do Ogan de Yemojá

Foi realizada no último sábado dia 07 de Maio no Ilê Axé Oxalá Talabi a Cerimônia de Confirmação do Ogan Marcos Pimenta (Obá Ogodô). Marcos foi escolhido por Yemojá para ocupar o posto de Ogan no Axé Talabi e recebeu das mãos de sua Iyalorixá Mãe Dada o título de Ogan de Yemojá. A festa teve início às 19:00 e por volta das nove e meia Mãe Dada acompanhada dos Ogans e Pejigans da casa e dos demais Babalorixás e Iyalorixás presentes iniciou a cerimônia de confirmação, colocando a faixa e entregando-lhe suas guias, elementos sagrados que carregam as cores representativas do seu Orixá. Em seguida todos comemoraram o momento com a presença do Orixá Yemojá, que veio ao terreiro de braços dados com o seu Ogan para realizar sua dança ritual e tornar público o Orukó do mesmo. A Iyalorixá Mãe Elza de Yemojá foi a escolhida por Mãe Dada para ser a madrinha de Orunkó do Ogan. Na foto ao lado Mãe Dada colocando a faixa de Ogan de Yemojá.
Mãe Dada entregando a Guia do Orixá Xangô ao Ogan de Yemojá
Pai Ogan acompanhado por Yemojá percorre o Terreiro
Iyalorixá Mãe Elza de Yemojá pedindo o Orunkó do Ogan
Mãe Dada de Oxalá e Pai Ogan de Yemojá
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, as fotografias, vídeos e textos publicados neste site são de uso exclusivamente do acervo do ILÊ AXÈ OXALÀ TALABI. Ficando PROIBIDO assim suas reproduções sem prévia autorização.

Um comentário:

Rafaela Ferreira disse...

Parabêns a todos do Axé de Orixalá, Yemanjá esta muito linda, parabêns pelo Ogan e pelo trabalho realizado na comunidade. O povo ainda tem muito preconceito com o terreiro e com os deles, o terreiro da senhora Mãe dada faz um trabalho lindo, o blog está nota 10, muito bacana esta inicativa. Parabêns também pela marca de 10 mil acessos, a postagen ficou linda.
Boa sorte ao novo Ogan e que ele faça laver e zele pelo seu papel na casa.
Abenção de todos e que minha mãe oyá possa limpar os nossos caminhos sempre.