terça-feira, 21 de setembro de 2010

3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Pela terceira vez a orla da praia de Copacabana no Rio de Janeiro recebeu a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, a caminhada que é realizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa - RJ e pelo Fórum de Diálogo Inter-religioso - RJ recebeu representantes de vários seguimentos religiosos e grupos de várias partes do Brasil.
A ação Griô Nacional esteve presente na caminhada através da articulação em rede criada pelo Instituto Gingas de Cultura Afro-brasileira, grupos culturais se apresentaram na caminhada e membros do Gingas participaram da organização cultural da mesma. A Iyalorixá Mãe Dada, Mestra Griô e Tuxáua participou da 3ª Caminhada junto com filhos do terreiro, Mãe Dada aproveitou o momento para divulgar e recolher assinaturas para a implementação da Lei Griô Nacional. Uma comitiva de Babalorixás e Yalorixás vieram de Pernambuco especialmente para participarem da caminhada.
Mãe Dada de Oxalá e Marcio Caires do Grãos de Luz e Griô


Iyalorixá Pernambucana Elza de Yemanjá assinando a Lei Griô


OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Encontro da Diversidade Cultural - Independência da Cultura

O Encontro da Diversidade – Independência da Cultura, que começou no último sábado, 4 de setembro, na Fundição Progresso, no bairro da Lapa - Rio de Janeiro, contou com a presença de mestres e representantes de diversas manifestações culturais do Brasil, um palco montado na praça dos Arcos da Lapa, movimentou a região central do Rio de Janeiro com apresentações de vários estados.
Logo na noite de abertura, a diversidade e a identidade cultural foram representadas em um show chamado de Chegança Diversa, e logo o público presente imaginou o que estaria por vim durante os três dias do encontro, do Hip Hop Indígina ao Cavalo Marinho, do Samba de Roda do recôncavo baiano a Ciranda de Dona Lia de Itamaracá, a diversidade cultural brasileira estava em festa.
Ao longo dos dias, o Encontro da Diversidade organizou também rodas de convivência que trataram de temas variados. Mãe Dada de Oxalá Iyalorixá do Ylê, Mestra Griô e Tuxáua participou do encontro da diversidade e também das rodas com temas de Espiritualidade e Diversidade Religiosas e das rodas com temas que discutiram a valorização das manifestações de Matrizes Africanas.
Além da programação oficial do encontro, o evento também contou com uma programação paralela e construida apartir dos movimentos naturais dos grupos e artistas presentes. Todos os dias, na hora do almoço, os participantes puderam conhecer novas musicalidades, trocar conhecimentos com mestres da cultura e expressar suas formas artísticas coletivamente, através do palco central montado no meio da Fundição Progresso. O encontro foi realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.
Serginho da Burra - Cavalo Marinho Estrela do Amanhã de Condado/PE
Mãe Dada e Lia de Itamaracá
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.