terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Festa de Confraternização do Projeto Roda Alamoju - 2009

O Ilê Axé Oxalá Talabi realizou neste último dia 20 o encerramento das atividades referente ao ano 2009 do Projeto Roda Alamoju, o Terreiro finalizou o Projeto com uma grande festa de confraternização para as crianças que participaram das atividades no decorrer do ano de 2009. O encerramento foi uma grande confraternização entre as crianças, os pais e os filhos do Terreiro. Na ocasião as crianças receberam das mãos de Mãe Dada o certificado de participação no Projeto, os pais receberam os materiais desenvolvidos pelos filhos nas atividades e os filhos do Terreiro que participaram do projeto receberam um certificado de agradecimento. A festa ainda contou com a realização de roda de leituras, com a expossição do Painel de Pintura Alamoju (painel de pinturas criadas pelas crianças nas atividades), com exibição de filmes, com atividades de brincadeiras, com destribuição de presentes e com destribuição de cestas básicas. Também foram expostos sobre a mesa de leitura os livros do professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Rogério Andrade Barbosa, que em sua trajetória já publicou mais de 70 livros infantis e juvenis, e já recebeu inúmeros prêmios reconhecendo a importância do seu trabalho e de sua obra. O escritor colaborou com o projeto doando livros de contos Afro-brasileiros para o Terreiro.

O Terreiro no mesmo dia recebeu também a visita de dois estudantes da Lawrence University dos EUA, o brasileiro que estuda Ciências Políticas Gustavo Guimarães e o americano Jacob Cogger, formado em Estudos Internacionais, os estudantes realizaram um intercâmbio cultural com o Terreiro conhecendo o Projeto de perto e participando das atividades realizadas na festa de Encerramento. Segundo Gustavo a importância da realização deste Projeto para comunidade está visivelmente nas pessoas: "Eu me sentir muito à vontade e o Jacob também, fomos bem recebidos por todos, fiquei muito feliz em saber que existe este trabalho aqui em Paulista e deu para notar nas pessoas a importância dele para este bairro, poder fazer este intercâmbio com o Terreiro foi uma experiência e tanto, gostei muito..."

Mãe Dada aproveitou a ocasião para apresentar materiais e falar sobre a importância da utilização do Terreiro como espaço de acesso à educação e à cultura, segundo ela muitas crianças e seus pais mudaram o conceito que tinham do Terreiro. A comunidade que tem o Terreiro como referência cultural, hoje participa ativamente dos movimentos e das atividades que Mãe Dada realiza. O projeto que foi desenvolvido com o intuito de fomentar a cultura da criança, de acessibilizar o livro, a leitura e resgatar as brincadeiras lúdicas, teve um resultado muito maior na comunidade, para Mãe Dada estes resultados são muito mais que possitivo:
"Hoje podemos perceber o respeito das pessoas, no projeto agente também aprende com eles que devemos combater o mal pela raíz utilizando a educação e a cultura, estamos mudando muita coisa com este trabalho e o principal é que estamos passando os conhecimentos adiante para os mais novos. Neste ano de 2009 o projeto recebeu mais de 25 crianças e muitos pais já perguntam quando vai começar as atividades do ano que vem. Se agente fosse receber todos que vem se escrever já tínhamos mais de cem crianças aqui dentro, o problema é que ainda não contamos com apoio para aumentar o número de crianças no Projeto, mas ano que vem vamos continuar..." Relata Mãe Dada.
Para Aguinaldo Júnior, filho biológico de Mãe Dada, o Projeto tem uma visão muito mais ampla do que pode parecer e trabalha com temas variados que vai além da educação:
"A leitura e a brincadeira são utilizadas como ferramentas para tratar de problemas reais que a comunidade vive, que é a falta de acesso a cultura, a frágil educação recebida na escola, a impossibilidade de acesso a saúde, entre outras dificuldades. Na verdade para a comunidade o Ilê é um ponto de promoção de vários segmentos socios-culturais importante para a sociedade, como o educacional, o de saúde e o de lazer, porque trabalhamos com questões muito importante como a alimentação por exemplo, o terreiro tá cercado por uma comunidade carente, as crianças recebem complemento alimentar e sua família também, quer dizer isso acaba sendo uma forma de cuidar da saúde delas."







A Festa fortaleceu ainda mais os laços entre o Terreiro e a Comunidade, foi um momento de confraternizar os resultados. A alegria foi constante entre as crianças e todos os presentes, o Projeto vem tendo uma repercussão muito grande e o encerramento das atividades de 2009 veio comemorar estas conquistas adiquiridas por todos. Os Materiais produzidos pelas crianças que foram expostos no Terreiro e foram desenvolvidos pelas próprias crianças nas atividades de criação chamou a atenção dos presentes na festa, a capacidade de criação das crianças foi um dos temas enfatizado com a criação do painel, parte destes materiais também foram dados as famílias das crianças. Decidimos também publicar aqui em nosso Blog o material desenvolvido por Afine Maida e Aguinaldo Júnior junto com as crianças nas atividades de pinturas, são pinturas de Orixás em papel e tinta guache, e foram elaboradas através de contação de contos dos Orixás nas atividades de roda de leitura, confira a Galeria de Pinturas do Projeto Alamoju, ao lado.
Para ver mais fotos da Festa de Encerramento do Projeto clique aqui

Agradecimentos:
Marcos Brexa
Cristina
Sandra
Márcio Rodrigues
Rogério Andrade Barbosa
George Paulo
R&W Frutas e Legumes
Júnior Matuto
Filhos e Amigos do Ilê Axé Oxalá Talabi
OBS: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS as fotografias, vídeos e textos são exclusivamente do acervo de pesquisa do Ilê Axé Oxalá Talabi, ficando proibida assim suas reproduções sem prévia autorização.